Agrupamento de Escolas Templários


Projeto - Vamos Cuidar do Planeta

Notice: Undefined offset: -1 in /home/aplako/contas/quatro/aet.pt/www/sgc/Lib/Date/date.class.php on line 45 0 0

VAMOS CUIDAR DO PLANETA

Educação Ambiental e Ética Planetária

   O Agrupamento de Escolas Templários, em Tomar, integra a rede de escolas que aderiram ao Projeto “Vamos cuidar do planeta”.

   O projeto é coordenado pela ASPEA- Associação Portuguesa de Educação Ambiental, sendo os outros parceiros do projeto: Centre for Colaborative Learning (Inland Norway University), a Assembleia da República, o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude e o CJL-Centro de Juventude de Lisboa, a Universidade NOVA de Lisboa, 5 Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) e a Direção Geral de Educação.

   Os objetivos específicos do projeto são:

1. Aumentar as ações de sensibilização e formação nas escolas em Educação para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável;

2. Criar uma rede nacional de escolas “Vamos Cuidar do Planeta!” baseado no projeto internacional do mesmo nome;

3. Fortalecer as capacidades de ação dos jovens aumentando as suas competências de liderança e comunicação;

4. Influenciar as políticas públicas promovendo o envolvimento dos jovens nas decisões políticas;

5. Reforçar a consciência cívica na população em geral na área do desenvolvimento sustentável e da participação cívica, incentivando a adoção de práticas públicas e comportamentos pessoais convergentes com os ODS;

6. Capacitar as entidades parceiras no projeto, identificando as suas necessidades e oferecendo competências técnicas na temática do projeto.

PRINCÍPIOS DO PROJETO

RESPONSABILIDADE

O reconhecimento das responsabilidades e compromissos individuais e coletivos face à crise ambiental.

AÇÃO “GLOCAL”

“Pensar global, agir local”, é um princípio que mobiliza para a problemática ambiental no seu conjunto. Os alunos percebem que os problemas do seu meio têm reflexo nos problemas globais, pelo que a sua ação local se converte em global.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÉTICA PLANETÁRIA

Construção de um processo educativo ambiental baseado nos princípios e valores de documentos como o Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, Carta da Terra e Carta das Responsabilidades Humanas.

AÇÃO COORDENADA PELOS JOVENS

Reconhece a juventude como sujeito que vive, atua e intervém no presente.

↑ Retroceder ← Anterior Seguinte →