Agrupamento de Escolas Templários


CONGRESSO 9ºANO -

26 março 2015

Decorreu no passado dia 20 de março de 2015, no Auditório da Escola Jácome Ratton, o I Congresso do 9º ano “Rumo ao Futuro”. 

    Esta atividade, destinada aos alunos que frequentam no presente ano letivo o 9º ano de escolaridade no Agrupamento de Escolas Templários, tinha como objetivos gerais promover a difusão de informação escolar e profissional; com vista a facilitar uma tomada de decisão mais refletida, informada e consciente por parte destes alunos, relativamente a uma modalidade de formação no ensino secundário. Pretendia-se, assim, contribuir para o sucesso escolar e pessoal, apoiando a construção de um projecto de vida realista e concretizável. 

Ao longo de um intenso dia de trabalho, cerca de cento e sessenta alunos deste Agrupamento de Escolas tiveram oportunidade de obter informações sobre oportunidades de formação pós-9º ano, através de apresentações realizadas por professores dos cursos de ensino secundário, científico-humanísticos e profissionais, a funcionar na Escola Jácome Ratton. Estas apresentações foram complementadas por vigorosos, e por vezes emocionados, testemunhos de alunos que estão prestes a terminar a frequência de cada uma destas modalidades de formação aqui existentes.  

Ainda que se mostrassem cansados após participarem nesta actividade que encerrou o segundo período letivo, os participantes fizeram, no geral, uma avaliação muito positiva da mesma. Como exemplo disso mesmo, destacamos, entre vários, um comentário redigido por um aluno na ficha de avaliação do congresso: “Gostei muito das apresentações dos vários cursos e acho que deviam realizar este congresso todos os anos, pois acho que ajudará muitos alunos indecisos sobre o seu futuro”. 

iniciativa deste Congresso esteve a cargo do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas Templários, com forte apoio e estímulo, desde a primeira hora, da Direção do Agrupamentoassessores e adjuntos da mesma, que constituíram a comissão organizadora deste evento.  

Um agradecimento especial aos professores que aceitaram disponibilizar um pouco do já reduzido tempo em final de período letivo, divulgando de forma entusiástica e generosa informações sobre as disciplinas e cursos que leccionam, bem como aos alunos que de um modo impressivo deram conta da sua experiência formativa no ensino secundário. 

De destacar igualmente o precioso apoio prestado por assistentes técnicos e operacionais e alunos, maioritariamente do Curso de Apoio à Gestão Desportiva, nas actividades de secretariado do Congresso, organização e entrega do material informativo das pastas do Congresso e distribuição dos lanches.