Agrupamento de Escolas Templários


Comunicado - Coberturas de fibrocimento na Gualdim Pais

28 junho 2016

ESCLARECIMENTO:

Agrupamento de Escolas Templários – Tomar vem por este meio esclarecer alguns factos relacionados com a notícia relativa à existência de amianto na escola EB 2,3 Gualdim Pais.

Assim, por solicitação do Diretor do Agrupamento de Escolas Templários, a Escola EB 2,3 Gualdim Pais foi alvo de vistorias ao longo dos últimos anos. Importa salientar que no decurso deste ano letivo, mais precisamente no passado dia 4 de maio, foi feita uma avaliação ao estado de conservação/degradação das coberturas dos passadiços e dos edifícios, sendo a ação inspetiva coordenada por um engenheiro pertencente à equipa da DGEstE.

Da análise efetuada, o resultado foi conclusivo, realçando que as coberturas de fibrocimento não se encontram em estado de degradação, não sendo, portanto, prioritária a sua intervenção, não existindo qualquer perigo de inalação para os utentes da escola. Os técnicos consideraram mesmo que a Escola Gualdim Pais se encontra muito bem conservada, em comparação com outras escolas com a mesma tipologia de construção, a nível nacional, não apresentando nenhuma estrutura danificada, como se pode constatar no local.

Também no dia 11 de abril de 2016, uma delegação da DGEstE constituída por oito elementos, incluindo o Sr. Delegado Regional da DSRLVT, reuniu no Agrupamento de Escolas Templários e deslocou-se à Escola Gualdim Pais para almoçar no refeitório da referida escola, reconhecendo a qualidade das refeições ali servidas. Esta comitiva pode verificar o estado de conservação das coberturas de fibrocimento.

No entanto, o Agrupamento, consciente da necessidade de intervenção de obras de arranjos e manutenção na referida escola, está a tomar todas as diligências necessárias para que as mesmas se efetivem.

Independentemente das condições que as instalações oferecem, é possível afirmar que a Escola Gualdim Pais é uma das escolas da cidade em que os alunos apresentam resultados de qualidade, ao nível do seu desempenho nas aprendizagens escolares, superando as expectativas do Ministério de Educação. Detentora de um prestigiado corpo docente estável e empenhado, o mesmo se verifica com o pessoal não docente, a Escola Gualdim Pais tem uma comunidade educativa muito dinâmica e empreendedora, visível nos eventos promovidos pelos pais e encarregados de educação.

Assim, apesar de a Escola Gualdim Pais ser uma escola com mais de trinta anos de existência encontra-se bem conservada e evidencia-se pela sua qualidade.

 

                                               Tomar e A.E. Templários, em 28 de junho de 2016

O Diretor,

Carlos de Jesus Ribeiro

↑ Retroceder ← Anterior Seguinte →