Agrupamento de Escolas Templários


DIA DO AUTOR PORTUGUÊS

29 maio 2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TEMPLÁRIOS

EB1/JI DOS TEMPLÁRIOS

 DIA DO AUTOR PORTUGUÊS

 

Assinalando o DIA DO AUTOR PORTUGUÊS, a BE associou-se à Junta de Freguesia de S. João e Santa Maria de modo a homenagear o autor do livro “ A História de Tomar contada às crianças”, de Carlos Tincão, professor desta escola!

A professora bibliotecária fez uma alusão ao significado deste dia, da importância dos autores nas diferentes áreas culturais. Fez referência que, na BE, se encontrava uma pequena mostra de livros e discos de autores portugueses e, nomeadamente de autores de Tomar! Também chamou a atenção dos alunos para verem os cartazes que referenciam autores portugueses nas diferentes áreas culturais.

Seguidamente viu-se um power-point, com desenhos dos alunos e fotografias mostrando as turmas da escola e o professor Carlos Trincão nos vários roteiros feitos a pé pela cidade, mostrando a evolução histórica e urbana de Tomar!

Esta apresentação resultou de um trabalho iniciado há cerca de três meses, na escola, com um dia em que, na Biblioteca, todas as turmas tiveram uma sessão com o professor Carlos sobre uma parte em particular da História de Tomar. Depois, seguiram-se as visitas na cidade onde se poderiam comprovar as informações antes dadas. Finalmente, nas salas, teve lugar a exploração dos temas, a consolidação dos conhecimentos, as ilustrações e os trabalhos alusivos. Por fim, a construção do power-point.

Esta atividade e toda a sua sequência foi debatida e aprovada no Conselho de Estabelecimento e coordenada pela Professora Bibliotecária, Luísa Francisco.

As visitas tiveram os seguintes percursos:

Jardim de Infância- Escola- Castelo de Tomar-Escola

Turma T1 – Escola- Mata dos 7Montes-Rua do Pé da Costa de Baixo- Rua do Pé da Costa de Cima-Escola.

Turma T2 – Escola- Rio Nabão-Ponte Velha-Escola

Turma T3 – Escola-Pelourinho-Castelo-Escola

Turma T4 – Escola-Praceta Alves Redol- Rua dos Moinhos- Secagem dos pântanos- Rio Nabão- Levada- Escola

Turma T5 – Escola- Saboaria- Estaus- Sinagoga- Malha reticular urbana (ruas perpendiculares) – Escola

Turma T6 – Escola-Ruínas romanas-Igreja de Santa Mª do Olival-Ponte Romana-Roda do Mouchão-Igreja de S. João Batista-Escola

Desta forma e uma vez mais, a EB1/JI dos Templários mostrou que um trabalho sério faz-se com planificação e organização.

Aproveitando a comemoração deste dia, a Junta de Freguesia, na pessoa do seu Presidente, doou à BE três livros de três autores de Tomar!

Foi feito um agradecimento ao professor Carlos Trincão pelo livro recentemente editado, pelo trabalho, empenho e a mais valia que fica para os mais novos aprenderem, valorizarem e continuarem a transmitir a História da sua terra, TOMAR!  

De referir que a atividade foi inscrita no conjunto de acções do Projeto ERASMUS+ em curso no Agrupamento, Cidadania Global, no contexto do sub-tema “Migrações e Desenvolvimento Urbano”.

↑ Retroceder ← Anterior Seguinte →