Agrupamento de Escolas Templários


DIA INTERNACIONAL DOS CIGANOS

14 abril 2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TEMPLÁRIOS

EB1/JI DOS TEMPLÁRIOS

DIA INTERNACIONAL DO CIGANO – 8 de abril

 

No âmbito do DIA INTERNACIONAL DO CIGANO, a nossa escola assinalou esta data com uma atividade protagonizada por alunos de etnia cigana e não cigana.

Os alunos apresentaram uma encenação teatro onde explicaram as características e cultura do povo cigano, fazendo referência às suas origens, hino e bandeira, língua e perigo do seu desaparecimento, modos de vida, tradições, casamento, danças e canções. Toda a atividade foi dinamizada pela assistente operacional Bruna Silva.

Durante toda a semana houve ensaios, leram-se os textos, escolheram-se os fatos e com a ajuda do professor Luis Diz e da assistente Bruna Silva, os alunos pintaram a bandeira representativa do povo cigano.

É de salientar que toda esta atividade promoveu uma vez mais, um bom momento de ligação e convívio de toda a comunidade escolar! É de referir o interesse e o empenho que os alunos intervenientes mostraram na apresentação do trabalho! Momentos também de novas aprendizagens! Todos aprenderam mais! Foi bom ouvir os diálogos, foi bom (muito bom) ver os alunos empenhados numa boa leitura!

A festa acabou com todos os alunos a dançarem a mesma dança!... Foi bonito!

De referir que a atividade foi inscrita no conjunto de acções do Projeto ERASMUS+ em curso no Agrupamento, Cidadania Global, no contexto do sub-tema “Migrações e Desenvolvimento Urbano”.

 

↑ Retroceder ← Anterior Seguinte →