Agrupamento de Escolas Templários


EB1/JI TEMPLÁRIOS

20 outubro 2016

A GRUPAMENTO DE ESCOLAS TEMPLÁRIOS

EB1/JI DOS TEMPLÁRIOS

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – Turma T6

Integrado no tema de Estudo do Meio À DESCOBERTA DE SI MESMO E DO CONHECIMENTO DO CORPO HUMANO – e refletindo sobre a interligação que existe entre o bem-estar e crescimento saudável do nosso corpo e uma alimentação equilibrada – os alunos da turma T6 da EB1/JI dos Templários pesquisaram sobre o tema e realizaram algumas atividades que decidiram partilhar.

A partir de um livro Intitulado “Estuda menos, estuda melhor”, aperceberam-se da importância da alimentação, do sono, do exercício físico, do peso e de manter a forma, como práticas saudáveis, imprescindíveis no processo de aprendizagem assim como para conseguir um bom aproveitamento.

Durante a semana em que trabalharam o tema reuniram com um elemento da Associação de Pais a D. Sílvia Oliveira e com o sr. Luís Rodrigues, responsável pelo fornecimento do almoço da escola.

Apesar de as refeições distribuídas na escola respeitarem já todas as exigências nutricionistas e de saúde, combinou-se uma ementa especial saudável atendendo à pirâmide estudada no dia anterior acrescentando apenas as leguminosas na refeição do dia de sexta-feira por sugestão dos alunos, e a banana por ser muito boa para a parte muscular!

Aproveitou-se a presença do Sr. Luís para troca de impressões sobre as refeições da escola. Foi um diálogo muito proveitoso, que permitiu o esclarecimento aos alunos do porquê de se confecionarem alguns pratos em detrimento de outros.

A partir da pirâmide alimentar e da ementa para o almoço do dia da alimentação (combinado com o senhor Luís no dia anterior), elaborou-se individualmente uma ementa para todo o dia de sexta-feira, dia em que se comemorou na escola, o Dia Mundial da Alimentação.

Houve ainda o compromisso dos alunos, em trazer neste dia, um lanche para a manhã e para a tarde de acordo com o estipulado.

Durante as horas dos lanches e do almoço, e com a ajuda da Professora Helena Cochado - responsável pela compilação, organização dos trabalhos para o grupo de comunicação do Agrupamento, fizemos uma reportagem fotográfica provando e partilhando convosco que cumprimos o combinado!

A Associação de Pais fez-nos uma agradável surpresa presenteando-nos com uma Roda dos Alimentos com alimentos verdadeiros. Esta mostra esteve patente no refeitório da escola. 

 

 

 

↑ Retroceder ← Anterior Seguinte →