Agrupamento de Escolas Templários


ENCONTRO COM ESCRITOR

18 junho 2018

No passado dia 11 de junho, o Clube de Leitura do Centro Qualifica Agrupamento de Escolas Templários, Tomar, realizou a atividade intitulada “Encontro com o escritor António Neves Martins” subordinada ao tema “Um caminho de palavras”, visto que a obra Figuras e Charlas d´Aire, do autor convidado vai ao encontro da temática “charlas”/ conversas.

Reconhecendo a importância do desenvolvimento de hábitos de leitura e literacia, o Centro Qualifica promoveu a criação do Clube de Leitura como forma de enriquecimento dos adultos que frequentam/frequentaram os processos de RVCC, cursos EFA e Formações Modulares.

 Tendo como objetivos fulcrais: fomentar hábitos de leitura e de escrita, diversificar o gosto pela leitura e conhecer espaços privilegiados do livro e da leitura através de actividades, o Clube de Leitura procurou que os formandos adquirissem o gosto pela recolha de produções do património literário oral, tendo em conta que os objetivos principais da referida atividade foram os seguintes: usar a Língua Portuguesa para comunicar de forma adequada e estruturar o pensamento próprio, promover a cultura literária através do contacto com as obras de um escritor português e experimentar percursos pedagógicos que proporcionem o prazer de ouvir, ler e de escrever.

A partir das “charlas”/ conversa, o escritor António Neves Martins sensibilizou os presentes para a riqueza do “nosso” património literário oral, apresentando excertos da sua obra Figuras e Charlas d’Aire que exemplificaram a recolha feita na região da Serra de Aire, através da leitura expressiva de poemas e alguns excertos narrativos focando elementos da narrativa essenciais para a compreensão do processo da escrita.

Com humor, boa disposição e alguma gargalhada, no final, os presentes puderam conversar com o escritor, descontraidamente,  saboreando um café com um bolinho.

É de salientar que esta atividade foi realizada em articulação com a Biblioteca Escolar Guilherme d’Oliveira Martins, tendo contribuído para a divulgação e promoção das atividades, no que diz respeito à leitura e literacia.

Mais se informa que se pretende dar continuidade a este trabalho em articulação com mais entidades, como autarquias e associações locais.

↑ Retroceder ← Anterior Seguinte →