Agrupamento de Escolas Templários


JOÃO DE CASTILHO

22 outubro 2016

JOÃO DE CASTILHO

UM ARQUITECTO CAPAZ DE CONSTRUIR O MUNDO

O Agrupamento de Escolas Templários acolhe, no próximo dia 3 de novembro, pelas 18 horas, no auditório da Escola Secundária Jácome Ratton, a apresentação do livro bilingue (português e castelhano) para jovens JOÃO DE CASTILHO UM ARQUITECTO CAPAZ DE CONSTRUIR O MUNDO, de Alberto Luna, com ilustrações de Leonardo Sá Cavadas Abreu.

O ARQUITECTO QUINHENTISTA QUE VIVEU EM TOMAR

João de Castilho, nomeado o Construtor do Mundo, foi um arquiteto natural da Cantábria, Espanha. Desenvolveu a maior parte do seu trabalho em Portugal, onde foi considerado o maior arquitecto do país no seu tempo e um dos maiores da Europa. Interveio, entre outras obras, na direcção de cinco monumentos declarados Património da Humanidade pela UNESCO.

Este livro, acompanhado de cuidadosas ilustrações, está destinado a jovens, pais e professores para que o utilizem como instrumento educativo.

ALBERTO LUNA SAMPERIO, o autor, nasceu a 26 de outubro d 1969, residindo presentemente enm Santader, Cantábria, Espanha. É diretor e produtor cinematográfico, tendo já realizado numerosos trabalhos editoriais e culturais, quer na sua região, quer em Portugal. É professor de Economia e presidente da Associação Cultural Etnocantábria.

O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TEMPLÁRIOS ACOLHE O EVENTO NO CONTEXTO DA SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICO-CULTURAL E NO DA TEMÁTICA GERAL DO ANO LECTIVO EM CURSO: O TESOURO DOS TEMPLÁRIOS.

Não será esta a primeira vez que Alberto Luna estará em Tomar: em fevereiro de 2009, o Instituto Politécnico de Tomar realizou uma sessão de homenagem aos 500 anos da obra de João de Castilho em Portugal, incluindo a apresentação de um mini DVD divulgando os mais famosos trabalhos do arquitecto, realizados em Portugal e Espanha.

Na altura, foram apresentadas duas comunicações, “Património Cultural, Turismo e Arte no contexto ibérico” e “João de Castilho – Da Cantábria a Tomar”, do Doutor Luís Mota Figueira e do Mestre Carlos Rodarte Veloso, respectivamente.

Em dezembro desse mesmo ano de 2009, foram apresentados no Instituto Politécnico de Tomar o livro e o documentário "O Arquiteto João de Castilho, o Construtor do Mundo" pela Dra. María Ealo de Sá, junto com o realizador Alberto Luna.

O ilustrador, LEONARDO SÁ CAVADAS ABREU, nasceu no dia 8 de Junho de 1994 no Porto, onde reside. Frequenta, actualmente, o 3º ano de Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Dedica-se à pintura nos tempos livres, actividade que aprendeu no atelier da artista plástica Ophélia Marçal. Ganhou, recentemente o concurso “Pintar Vieira 2014” promovido pela Câmara Municipal de Vieira do Minho.

 

↑ Retroceder ← Anterior Seguinte →