Agrupamento de Escolas Templários


LANDMARKS AND MONUMENTS

17 dezembro 2014

   

SÍTIOS E MONUMENTOS / LANDMARKS AND MONUMENTS

PROJETO INTERNACIONAL DO AGRUPAMENTO TEMPLÁRIOS CONSIDERADO COMO EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS

A afirmação é subscrita pela Dra. Maria do Céu Crespo, Diretora da Agência Nacional ERASMUS+, do Ministério da Educação, e consta do documento da Avaliação sobre o Projeto de Parceria Multilateral Sítios e Monumentos que decorreu nos anos lectivos de 2012/13 e 1013/14, nas escolas Básica 1 com Jardim de Infância dos Templários e Básica 2-3 Santa Iria.

Este projeto contava com escolas de outros seis países: Irlanda, Espanha, Suécia, Grécia, Alemanha e Itália.

Como já foi referido em ocasião anterior, este mesmo projeto, na sua vertente eTwinning, havia sido já distinguido com o SELO EUROPEU DE QUALIDADE, de resto algo a que aquelas escolas já nos vêm habituando desde 2006, pois este é o quarto Selo Europeu de Qualidade consecutivo em outros tantos projectos de parceria europeia.

Desta vez, trata-se da vertente Comenius do projeto, o qual foi agora considerado como “exemplo de boas práticas”, o que aliado à preocupação de nestes projectos participarem todos os alunos do pré-escolar ao 6º ano de escolaridade, incluindo as crianças com Necessidades Educativas Especiais e as oriundas de minorias, dá bem a ideia da transversalidade do projeto e do empenhamento das escolas envolvidas e, por arrastamento, do Agrupamento Templários a que pertencem.

No documento agora recebido, a informação técnica sobre a apreciação do Projeto, que pode ser consultado no seu site oficial http://www.landmarksandmonuments.com/ e na base de dados European Shared Treasure (EST) http://www.europeansharedtreasure.eu/detail.php?id_project_base=2012-1-IE1-COM06-04920, refere, entre muitas outras observações:

“Destaca-se a pertinência, a qualidade e a diversidade dos produtos finais, tendo estes contado com forte colaboração dos alunos e professores.”

“A base de dados EST espelha o sucesso do projeto.”

“A parceria demonstrou um verdadeiro trabalho de equipa tendo contribuído para uma cooperação europeia mais intensa.”

O plano de trabalho foi cumprido ara além das atividades que estavam definidas em candidatura.”

“Não menos importante é o facto de o projeto ter abrangido e fomentado a interligação de diversas áreas disciplinares.”

“Ao nível dos alunos, o projeto permitiu-lhes desenvolver e aperfeiçoar as suas competências ao nível do inglês e na utilização das novas tecnologias de informação e comunicação.”

“A participação ativa nas diferentes atividades e na elaboração dos produtos finais teve como consequência o aumento dos níveis de autoestima e autoconfiança dos alunos.”

E conclui:

 

“CONSIDERA-SE ESTA PARCERIA UM EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS”.

É, pois, com grande motivação que o Agrupamento de Escolas Templários e a sua Direção saúdam as escolas, os alunos, os professores, as assistentes operacionais e as famílias envolvidas, ao mesmo tempo que sublinham a correção e assertividade da opção pela integração no actual Projeto Educativo das parcerias e cooperações internacionais, relembrando que estão em curso, presentemente, dois projectos europeus, um projeto Comenius a culminar no corrente ano letivo e um segundo, já na dimensão Erasmus, a decorrer desde setembro de 2014 com conclusão prevista para julho de 2016.

 

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