Agrupamento de Escolas Templários


SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

12 outubro 2018

 

“Dia da Alimentação” na Escola Gualdim Pais – 16 de outubro de 2018

 

 Neste dia, na nossa Escola, procurámos contribuir para que alguns dos objetivos estabelecidos pela ONU para o Desenvolvimento Sustentável possam ser alcançados.

 

      Temos até 2030 para tentar resolver, entre outros, os problemas da fome no mundo. Estima-se que o número de habitantes do planeta vai ultrapassar os nove bilhões de pessoas em 2050 e que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial. O clima está a mudar, a comida e a agricultura também devem mudar e todos temos um contributo a dar.

     Assim, a partir de um trabalho feito em articulação com as disciplinas de Ciências, Português, Inglês, Cidadania e Desenvolvimento os alunos de 5º e 6º ano recolheram frutas e legumes, que foram vendidos na já habitual Feira dos Fresquinhos.   

     A tomada de consciência da comunidade para os problemas globais relacionados com a alimentação é uma prioridade e foi objeto de trabalho nas salas de aula daquelas disciplinas, resultando daí a produção de slogans que apelam à tomada de consciência e à ação.

     Os Jograis da Gualdim Pais assinalaram a data com a leitura coral de um texto em que se relembraram as problemáticas associadas ao tema da alimentação.

     A Biblioteca da nossa escola projetou pequenos filmes sobre o problema da fome no mundo, espalhou por toda a escola textos poéticos sobre a temática da alimentação, divulgou fichas com a constituição de muitos alimentos saudáveis e os alunos foram convidados a elaborar ementas, a descobrir provérbios, a solucionar adivinhas e a explorar os painéis construídos.

 

Clicar na imagem para ver mais

 

 

↑ Retroceder ← Anterior Seguinte →