Agrupamento de Escolas Templários


UNIR GERAÇÕES E DESPERTAR EMOÇÕES

16 junho 2017

Hoje dia 13 de junho, no âmbito da junção do projeto RIAGIR - "Ações que transformam Resultados que Emocionam" da Câmara Municipal e da Intervenção Comunitária da Comissão Social da União de Freguesias de Casais e Alviobeira, conseguiu-se "Unir gerações e despertar emoções" com atividades para seniores e crianças, no Centro Escolar de Casais.

Todas as terças e quintas temos um grupo de idosos a praticar exercício físico no ginásio do CEC, hoje os alunos do 4.º Ano juntaram-se aos idosos e fizeram ginástica em conjunto. Vejam como se entendem bem!

Nos Jogos Tradicionais começámos por ter dois grupos, o dos seniores e o das crianças, ao formarem as várias equipas, cada uma com várias crianças e dois idosos, todos ficaram integrados e animados para os jogos.

 Os jogos de mesa apesar de exigirem mais concentração e quase nada de movimento, foram muito do agrado das nossas crianças, que aproveitaram para aprender regras e truques ensinados por quem já tem muita experiência.

No jogo de encher o garrafão com a água transportada no copo é bem visível a colaboração de seniores e crianças.

Nos jogos de precisão é notória a maior pontaria dos seniores. As crianças são mais nervosas, precipitadas e inexperientes e acolheram de bom grado os pontos conquistados pelos idosos.

A meio da manhã e dos jogos, houve um bom lanche oferecido pela União de Freguesias de Casais e Alviobeira para miúdos e graúdos. Foram restabelecidas as forças para, de seguida, se voltar aos jogos.

Foi divertido ver o salto à corda, o jogo do pião e andar com andas

É importante lembrar que o CALMA - Clube de Atividades de Lazer e Manutenção de Tomar, esteve devidamente representado neste evento e trouxe estes e outros jogos tradicionais que foram praticados pelas nossas crianças e seniores.

    Os Jogos Sensoriais e de habilidade mental e manual foram experiências muito estimulantes: surgiram novos cheiros, adivinhas e quem sabe atar os atacadores dos sapatos, pode demonstrá-lo.

     O Jogo do Tabuleiro de Pedras foi aquele que mais cativou as nossas crianças!  

    Enquanto algumas crianças pintavam o mundo de mil cores, outras conversavam com os seniores sobre a melhor forma de se entenderem, evitando o conflito de gerações, e serem felizes juntos.

E como é de pequenino que se aprende a separar o lixo, também tivemos jogos que sensibilizam para a proteção do meio ambiente.

 No jogo de enrolar o fio, houve competição renhida entre duas gerações.

     Por fim, num momento de reflexão, em que todos participaram, concluiu-se que foi um conjunto de experiências muito proveitoso, de boa aprendizagem e extremamente agradável. 
     Agradecemos ao Sr. Presidente da União de Freguesias João Luís Alves, ao Sr Vereador Hugo Cristóvão, ao técnico da ação social da Câmara Sr. Jorge Claro, ao representante do CALMA Sr. Carlos Eira e a todos os elementos que participaram e colaboraram neste acontecimento. 

É, sem dúvida, um evento a repetir!

 

↑ Retroceder ← Anterior Seguinte →