Recolher materiais usados para fazer barulho
No âmbito do Projeto CIDADE TEMPORÁRIA e com o intuito de humanizar o espaço da escola Gualdim Pais, está a decorrer uma campanha para a recolha de materiais usados. Pretende-se reutilizar materiais como: baldes, panelas, tachos, bidões, latas, tubos de PVC ou, até caricas empregando-os na construção de estruturas sonoras a instalar no espaço exterior da escola para fruição espontânea dos alunos.
A ideia de criar Percursos Sensoriais Sonoros foi da professora de Música Luísa Lains e já vem de trás; agora, e com a ajuda das professoras de EV, Sofia Serra e Maria do Carmo Ferreira, e das equipas da Rádio Templários e do Ágora, vamos concretizá-la.
As estruturas sonoras serão construídas, em princípio, ao longo do primeiro semestre e, assim que se encontrem a funcionar, darão aos alunos a oportunidade de explorar sons, texturas e formas, sensações e emoções, interagindo com o ambiente de maneira saudável e espontânea.
Estas estruturas poderão ser usadas nos tempos livres e intervalos das aulas, mas também como forma de descompressão durante as atividades letivas, tanto por alunos, como por professores e assistentes operacionais.
Preparem-se porque vamos fazer barulho!
Projeto/Atividade desenvolvida no âmbito do Plano Cultural de Escola/PNA