SER E NÃO SER OU NÃO SER DE TODO: Jograis da Rádio começam o ano com filosofia
Para abrir a temporada 2024-25, os Jograis da Rádio andaram a filosofar à volta de vários textos, uns “clássicos” e outros nem por isso, que adaptaram ao seu gosto e ritmo.
Brincámos com o “Soneto ditado na agonia”, de Barbosa du Bocage, mais conhecido pelo seu 1º verso “Já Bocage não sou” e com um excerto do famoso solilóquio “Ser ou não ser” extraído da peça “Hamlet”, de William Shakespeare; divagámos a bordo do poema “Seja seja”, do escritor contemporâneo angolano Ondjaki e da “Aula de Gramática”, do autor cubano David Cherichian. Relembrámos, ainda, os poemas “Para ser grande”, de Ricardo Reis e “Ser ou não ser carneiro”, do Carlos Pinhão. Nos intervalos, aproveitamos para gravar alguns jogos e cantigas populares infantis que os mais novos ainda cantam no recreio da Escola Santa Iria. Cantamos o refrão do tema “Hallelujah”, de Leonard Cohen e “Sou uma princesa” do mundo da Sara. Porquê? Porque somos isto tudo.
Pode escutar o podcast SER E NÃO SER OU NÃO SER aqui: https://soundcloud.com/user-542131952-367702959/jograis-da-radio-ser-e-nao-ser-ou-nao-ser
Nestas nossas primeiras experiências deste ano misturámos o antigo e o contemporâneo, o popular e o erudito, a ironia e a reflexão. Para além de nos aquecer a voz e o sentido de humor para mais um ano de criação coletiva com o projeto JOGRAIS DA RÁDIO, este programa fez-nos pensar um pouco sobre a nossa identidade e as escolhas que fazemos.
Participaram na construção deste divertimento as alunas do 12º ano do Curso Profissional de Interpretação, alunos do 5º ano da Escola Santa Iria e alunos do 7º e 10º ano da Escola Jácome Ratton, professores de teatro, artista convidado e artista residente, professoras aposentadas e todos os amigos que uns e outros foram trazendo. Agradecemos também a participação especial de um grupo de alunos do ATL da Escola Santa Iria que se juntaram a nós para cantar.
https://soundcloud.com/user-542131952-367702959/jograis-da-radio-ser-e-nao-ser-ou-nao-ser
[Projeto/Atividade desenvolvida no âmbito do Plano Cultural de Escola/PNA]