No dia 23 de abril de 2025 decorreu a cerimónia de entrega dos Prémios Nacionais de Educação no Auditório da Biblioteca Municipal – Gustavo Pinto Lopes em Torres Novas que distinguiu o Agrupamento de Escolas Templários em duas categorias, uma Menção Honrosa – 2.º Lugar na categoria Cultura e Património com o Projeto “Plano de Inovação – Disciplina de História de Tomar e Tradições e um 1.º Lugar na categoria de Fomento das Aprendizagens Essenciais com o Projeto Cultural de Escola – Indisciplinar a Escola.

O Projeto/Plano Cultural de Escola (PCE) do Agrupamento de Escolas Templários (AET) realiza-se no âmbito do Plano Nacional das Artes (PNA) que edifica uma nova estrutura que promove a articulação com outras estruturas da Escola. É uma oportunidade de incluir outras metodologias e atividades que mobilizam aprendizagens significativas e que vertem para as competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e a panóplia das aprendizagens essenciais de todas as disciplinas do currículo, na operacionalização de um currículo que se quer cada vez mais integral. Contribuindo para a coesão social para a manutenção da paz e a salvaguarda dos patrimónios com crianças e jovens que sejam pensadores independentes e que trabalhem juntos para resolver problemas complexos. Alunos que se formam numa comunidade diversa e inclusiva, participantes ativos numa sociedade democrática, com criatividade, integridade e coragem para trazer mudanças necessárias no mundo.
A disciplina de História de Tomar e Tradições Culturais, enquadra-se no âmbito do Plano de Inovação e tem resultado numa grande mais valia no desenvolvimento de competências. A disciplina assenta no princípio basilar da compreensão e valorização do património histórico e cultural de Tomar relacionando-o com a História de Portugal. Têm sido desenvolvidas dinâmicas de aprendizagem ativa bem como a criação de cenários pedagógicos inovadores, permitindo respeitar as diferenças e as necessidades individuais de cada aluno.
O PCE sob o tema “Indisciplinar a Escola” tem várias áreas de intervenção que permitem aos alunos realizar os seus projetos, aprender outras coisas, descobrir profissões e áreas do conhecimento emergentes improváveis no Currículo atual. Indisciplinar porque traz outros contextos informais de aprendizagem, outras formas de comunicação com o objetivo de preparar as próximas gerações de assumir a responsabilidade da sustentabilidade do planeta, das comunidades e do indivíduo.
Com estas diferentes áreas queremos desenvolver a imaginação e criatividade, com atividades que utilizam os processos criativos para a construção de novos paradigmas, transformadores da realidade. Gostamos de pensar que os alunos do Agrupamento de Escolas Templários terão mais ferramentas para serem mais inovadores e criativos e com isso mais preparados para os desafios do futuro.
Os Prémios Nacionais de Educação distinguem anualmente Municípios, Escolas e Instituições com impacto positivo na Educação do país.
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