VER

Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes • Clubes •

SOBRE

O Clube de Ambiente e Património existe no Agrupamento Templários desde 2018 e está integrado na Rede Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola.

O Clube irá funcionar essencialmente na Escola Básica Integrada de Santa Iria, prevendo-se a realização de atividades práticas diversas, focadas em temas de ciência, ambiente e património natural.

Estas atividades incluem a realização de experiências laboratoriais com articulação entre as temáticas desenvolvidas no Clube e diversas matérias curriculares, com maior incidência em tópicos de Físico-Química e de Ciências Naturais e adequadas/adaptadas ao nível de escolaridade dos alunos inscritos.

Professor responsável

Mafalda Vaz

Público-alvo

Alunos da Escola EB Santa Iria

HORÁRIO e local de funcionamento

Às 3.ªfeiras, das 16h40 às 17h30, na Escola Básica de Santa Iria, sala 75

SOBRE

O CCVnE – Clube de Robótica do AET, visa promover e desenvolver diversas competências nos alunos, através de uma metodologia de projeto adaptada às suas capacidades e recursos disponíveis.

Os alunos, individualmente e/ou em grupos, poderão desenvolver projetos com base em conhecimentos de programação, eletrónica, eletrotecnia e desenho, progredindo ao ritmo de cada um.

O clube contribuí para a literacia científica e tecnológica da comunidade educativa, estimulando o gosto pela ciência e a aprendizagem, e tem o potencial para desempenhar um papel crucial na educação com competências digitais, capacitando os alunos a fazerem escolhas mais informadas e sustentáveis.

Equipa/Coordenador do Projeto

António Faustino

Público-alvo

Alunos da ES Jácome Ratton

Horário de funcionamento

2ª feira – 12:40 – 13:30

3ª feira – 12:40 – 13:30

4ª feira – 14:30 – 15:20

6ª feira – 12:40 – 13:30

Local de funcionamento

Sala O.08 (na Oficina de Mecânica)

SOBRE

Sendo a música parte integrante na vida de qualquer ser humano, torna-se importante senti-la e vivê-la em âmbito escolar. Pretende-se continuar a proporcionar de uma forma lúdica, a todos os alunos que sintam um apelo para a música, mais um espaço onde se possa na escola, fora do horário curricular, fazer música, ocupando assim de forma construtiva e enriquecedora o tempo livre dos alunos.

Objetivos específicos do Projeto

· Desenvolver potencialidades musicais múltiplas;

· Desenvolver capacidades expressivas e criativas;

· Experimentar e conhecer os meios da produção sonora;

· Proporcionar o enriquecimento das vivências sonoro-musicais;

· Proporcionar o desenvolvimento psicológico, afetivo, cognitivo e motor;

· Favorecer a autoestima, a autoconfiança e a autonomia;

· Constituir um reportório vocal e instrumental para posterior apresentação pública;

· Promover a interação social.

Propostas de atividades a desenvolver

· Interpretação a solo e/ou em grupo de melodias cantadas e/ou tocadas;

· Execução de instrumentos de altura definida e indefinida;

· Visualização de vídeos;

· Audição de obras ou excertos de obras;

· Espetáculos apresentados à comunidade escolar.

Professores Dinamizadores

Maria Luísa Viegas Andrade Laíns (Grupo 250 – Educação Musical)

Âmbito do Projeto

Plano Nacional das Artes / Projeto Cultural de Escola

Público-alvo

Alunos de 2º, 3º ciclos e secundário do AET

Horário de funcionamento

2ª feira 12h40 às 13h30

3ª feira 12h40 às 13h30

4ª feira 12h40 às 13h30

5ª feira 12h40 às 13h00

SOBRE

O Clube de Poesia e Escrita Criativa pretende desenvolver a produção expressiva (textos em prosa e/ou em verso); a expressão de sentimentos, ideias e pontos de vista e a divulgação, preservação e promoção da cultura de cada um.

Objetivos específicos do Projeto

· Recolher e destacar a riqueza do nosso vasto património oral e dar visibilidade a novos poetas,

· Dar liberdade à criatividade de cada participante,

· Evitar a perda e a desvalorização das tradições,

· Manter viva a tradição oral (de todos os tempos) em cada um de nós; cultivar e proteger a nossa memória coletiva.

Propostas de atividades a desenvolver

· Escrita Criativa;

· Intercâmbio;

· Interação;

· Partilha;

· Educação literária: Produção escrita de textos pessoais e criativos; Declamação de poemas; Apresentação de livros; Textos de tradição popular.

Implementação do clube/projeto

· Um Clube aberto à participação de todos os que se interessam por: Poesia e Escrita Criativa;

· Partilha de tradições orais, tais como: poemas, lengalengas, cantilenas, canções populares, canções de roda, canções de ninar, provérbios, rimas, adivinhas rimadas, trava-línguas…

Professor Dinamizadora

Manuela Baião do grupo 910

Público-alvo

Toda a comunidade educativa – alunos, pais, avós, professores, técnicos e assistentes operacionais do AET.

Horário de funcionamento

Sextas-feiras, das 14h às 17h, na sala A1.01 e através do seguinte e-mail: clubepoesiatemplarios@gmail.com

SOBRE

O Projeto Clube da Matemática visa despertar nos alunos dos 1º, 2º, 3.º ciclo e secundário o gosto pela Matemática, tendo por base a divulgação de curiosidades matemáticas e a proposta de enigmas, charadas e problemas ligados a situações da vida real e que contemplem conteúdos matemáticos, para os alunos analisarem e resolverem. Despertar nos alunos o gosto pela Matemática é uma tarefa exigente para os professores.

É uma evidência para os professores, de todos os níveis de ensino, que muitos estudantes demonstram receios e carregam preconceitos sobre a natureza do pensamento matemático e, consequentemente, sobre a sua própria capacidade para a disciplina.

A introdução de desafios e da parte mais lúdica da matemática nas atividades escolares é uma contribuição promissora para ajudar a superar tais equívocos, já que todos os estudantes, não importa a sua idade ou nível educacional, são mais facilmente cativados para aprender se puderem fazê-lo de uma forma divertida. Portanto, pretendemos promover interações agradáveis com a Matemática que podem ser a base de um relacionamento saudável e gratificante com a mesma.

O desenvolvimento de capacidades matemáticas nos alunos é também outra das finalidades do projeto. Neste sentido, pretende-se a execução de atividades que promovam a autoconfiança nos conhecimentos adquiridos e a sua aplicação em situações diversas, com a possibilidade de poderem ser estabelecidas relações, quer entre diferentes temáticas no seio desta ciência, quer entre outras áreas do conhecimento.

Com este propósito as atividades a desenvolver terão uma forte componente lúdica onde a matemática terá um espaço de abordagem recreativa e surgirá como um instrumento didático que promova a motivação do aluno de modo a potenciar mais aprendizagens. Pretende ainda, ser um espaço aberto, a tirar dúvidas, disponibilizando aos alunos a hipótese de as colocarem online.

Objetivos específicos do Projeto

· Promover a curiosidade e o gosto pela Matemática;

· Desenvolver capacidades de atenção/concentração e de definição de estratégias/táticas através de jogos lúdico-didáticos;

· Desenvolver nos alunos atitudes de persistência, autoconfiança e responsabilidade;

· Ocupar os tempos livres dos alunos, conferindo-lhes pertinência social e educativa;

· Desenvolver a capacidade de resolver problemas, bem como o raciocínio e o pensamento científico e a capacidade de comunicar;

· Desmistificar ideias negativas preconcebidas relativamente à Matemática e promover atitudes positivas por parte dos alunos, fazendo-os tomar consciência das aplicações em áreas por vezes inusitadas e, indiretamente, na própria tecnologia que usam diariamente;

· Satisfazer a curiosidade e aprofundar a compreensão matemática daqueles que, embora já com uma postura positiva face à Matemática, não têm oportunidades de acesso a outros meios de satisfazer a curiosidade;

· Realçar aspetos lúdicos e intelectualmente desafiantes da Matemática;

· Desenvolver a capacidade de interpretar e resolver problemas e de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real, relacionando a Matemática com outras áreas do conhecimento e promovendo a interdisciplinaridade;

· Desenvolver o raciocínio lógico/dedutivo e o cálculo mental;

· Aumentar os níveis de sucesso da disciplina de Matemática;

· Promover a inclusão escolar;

· Promover uma competição saudável, com respeito pelos parceiros de jogo e pelas regras pré-estabelecidas de cada jogo, visando alcançar um objetivo. O Clube da Matemática é ideal para tirar teimas a quem ainda não acredita que a Matemática também é divertida…

Propostas de atividades a desenvolver

· Jogos numéricos;

· Campeonatos diversos, na vertente do cálculo mental;

· Outros jogos e concursos matemáticos;

· Disponibilização nos computadores existentes no espaço físico afeto ao Clube da Matemática de desafios/problemas, curiosidades, charadas/enigmas matemáticos;

· Afixação regular num placar de cada escola, de desafios/problemas, curiosidades, charadas/enigmas matemáticos e no site da escola.

· Publicação na página do Agrupamento de desafios/problemas, curiosidades, charadas/enigmas matemáticos e promoção da participação dos alunos nos concursos e campeonatos de índole matemática, da responsabilidade do Clube da Matemática.

· Projeção de vídeos didático-pedagógicos sobre conteúdos e outros aspetos da matemática;

· Dinamização de atividades no âmbito da Matemática (por exemplo: celebração do Dia do Pi e do Dia Internacional da Matemática);

· Esclarecimento de dúvidas.

Professores responsáveis

Fernanda Maria Gonçalves Duque; Isabel Maria Pais Rodrigues Ferreira; Lídia Reis; Margarida Cotrim; Maria do Rosário Gaudêncio Condeço.

Público-alvo

Alunos do Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos) e Secundário

funcionamento

Nos placares de cada escola e online serão disponibilizados desafios/problemas, curiosidades, charadas/enigmas matemáticos, bem como será feita a promoção incentivando a participação dos alunos nos concursos e campeonatos de índole matemática, da responsabilidade do Clube da Matemática. Em cada uma das salas do clube, estarão disponíveis atividades diversas e jogos, que os alunos podem frequentar autonomamente;

Horário

À 3ªfeira das 10:40 às 11:30 e à 6ªfeira das 12:40 às 13:30, na sala B15. Existem outros horários de acordo com o horário dos docentes envolvidos.