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SOBRE

Em atividade desde 2020, a Companhia de Teatro Templários tem-se vindo a afirmar como estrutura do Agrupamento, com produção original regular e equipa permanente, participando da programação cultural da Cidade de Tomar, propondo pontes entre a Escola e a Comunidade e promovendo a imagem do Agrupamento de Escolas Templários. Enquanto projeto de continuidade a Companhia envolve um conjunto de valências técnico-artísticas ligadas à criação teatral, assim como alunos de vários níveis de escolaridade provenientes das várias escolas do Agrupamento.

O trabalho desenvolvido assenta na criação teatral coletiva e na prática regular da improvisação. As oficinas de experimentação e expressão dramática que todos os anos a Companhia dinamiza junto da comunidade educativa tem centrado o seu trabalho na consolidação da sua equipa, tanto ao nível técnico-artístico como humano, no recrutamento de novos e diversificados elementos/colaborações, na sensibilização estética e na formação de públicos.

Nestes últimos 4 anos a Companhia tem vindo a crescer no seu autoconhecimento, consolidando a sua identidade e dando mostras públicas da originalidade da sua expressão/proposta artística.

A Companhia tem posto a expressão/criação dramática ao serviço da educação formal dos alunos que a integram (e também dos que com ela interagem, como colaboradores, simpatizantes ou espetadores), trabalhando direta ou indiretamente todas as competências previstas no PASEO, contribuindo também, e sobretudo, para a formação de cidadãos mais confiantes, empáticos, abertos e conscientes.

Para o ano letivo de 2024-25 queremos consolidar a Companhia enquanto estrutura educativa, artística e social, aprofundando a sua vocação comunitária. Queremos trabalhar com todos. Pretendemos aperfeiçoar o espetáculo original “50 Anos de Liberdade?”, assumindo-o como um musical multidisciplinar, que represente o Agrupamento e aprofunde a reflexão sobre o nosso tempo, na qual alunos, professores e artistas se revejam e envolvam.

Equipa/Coordenador do Projeto:

Júlia Ceríaco (professora aposentada/mentora), Inês Cúrdia (professora de teatro), Maria Morais (artista residente), António Clemente (artista convidado), Célia Neto (professora aposentada)

Público-alvo

Comunidade educativa e comunidade local

Horário de funcionamento

4.ª feira – 14h30 – 17h30

Local de funcionamento:

Escola Sec. Jácome Ratton – Ginásio de Teatro / Auditório

SOBRE

Criada em 2021 na sequência do encontro de pessoas, ideias, projetos de comunicação e recursos existentes no Agrupamento, a Rádio Templários tem-se mantido como projeto de continuidade, criativo, versátil e inclusivo, contribuindo para a consolidação da identidade do Agrupamento e para a coesão entre as pessoas e os estabelecimentos escolares que o constituem. A Rádio Templários tem vindo a construir uma grelha diversificada e regular de programação disponibilizada nos diversos canais de comunicação do AET (youtube, na plataforma SoundCloud) Para o ano letivo 2024-25 queremos dar continuidade ao processo de consolidação da Rádio Templários como estrutura na área da comunicação, da formação

estética e ética e também como recurso educativo para a concretização dos objetivos enunciados no PASEO. Pretendemos aprofundar e alargar parcerias e colaborações, contribuindo para a coesão da comunidade educativa, para a convergência, articulação, complementaridade e interdisciplinaridade, e também para o encontro entre diferentes idades, áreas, escolas, públicos, ideias, culturas e visões do mundo; isto num momento em que a dispersão, a indiferença e a intolerância parecem ser inevitáveis. Neste contexto, o que queremos é, acima de tudo, formar cidadãos mais humanos, confiantes, mas conscientes e abertos. Para tal, é preciso cuidar da manutenção e crescimento das equipas “fixas” que não só asseguram a continuidade do trabalho como promovem a passagem de informação (e entusiasmo) entre pares através de tutorias técnicas, criativas e lúdicas. Gostaríamos também, e simultaneamente, de chegar a mais alunos e aos mais jovens através de ações pontuais e descentralizadas, para as quais precisaremos da cumplicidade dos professores/educadores.

Equipa / Coordenador:

Maria Morais (artista residente/PDPSC – Medida 3), Célia Neto (professora aposentada), António Clemente (artista convidado) e Inês Cúrdia (professora de teatro).

Público-alvo

Alunos do AET e toda a comunidade educativa

Horário de funcionamento

· EBI Santa Iria – 3.ª feira, 10:00 – 17:30

· EB Gualdim Pais – 5.ª feira, 10:00 – 13:30

· Escola Sec. Jácome Ratton – a pedido dos alunos (Tutorias Criativas)

· Escolas do 1.º ciclo – por marcação (visitas à sala de aula/escola)

Local de funcionamento

· EBI Santa Iria – Sala 77 e Sala do Aluno

· EB Gualdim Pais – Biblioteca de Rua; Sala de Educação Especial e no Abrigo de Jardim (cabine de Rádio a instalar no recreio)

· Escola S. Jácome Ratton – Salas B22/B24 e na Cabine Rádio (Sala do Aluno)

· Escolas do 1.º ciclo – Sala de aula/Biblioteca ou outros espaços a definir.

SOBRE

Este projeto resulta da constatação, ao longo dos anos letivos anteriores, que os alunos aprendem a ler, a decifrar símbolos que correspondem a sons e a significados. Verifica-se também que a compreensão do significado dessas “palavras” fica muitas vezes comprometido pela leitura pouco fluente, apenas decifrada.

A ansiedade em decifrar símbolos compromete a leitura expressiva e respeito pelos sinais de pontuação comprometendo profundamente a compreensão do texto.

Este projeto é um desafio a ultrapassar as dificuldades, baseado em experiência informal realizada no passado ano letivo.

Objetivos específicos do Projeto

· Reconhecimento de toda a informação explicita incluída num texto.

· Desenvolver progressivamente no aluno um envolvimento ativo na leitura.

· Aumentar o sucesso da fluência de leitura expressiva.

Propostas de atividades a desenvolver

Definir com cada aluno o seu próprio objetivo para cada sessão.

· Explorar a mancha de cada texto.

· Identificar e explorar palavras escolhidas para perceber a seu significado e perspetivar a sua função no texto decorrente do seu significado.

· Reconhecer os sinais de pontuação do texto e exemplificar o respeito pelos mesmos durante a leitura.

· Leitura.

· Compreensão do conteúdo do texto: “o que eu percebi do texto que li”.

· Gravação da leitura.

· Audição do produto.

· Análise das possíveis melhorias identificadas.

Professores Dinamizadores

Ana Teresa Lourenzo e Maria de Fátima de Brito Antunes (Grupo 910)

Âmbito do Projeto

Domínio da leitura compreensiva.

Público-alvo

Alunos identificados como leitores passivos.

Horário de funcionamento

De acordo com a disponibilidade dos professores e dos alunos envolvidos.

SOBRE

O Projeto “Voluntários de leitur@” pretende, essencialmente, fomentar a partilha de leituras de alunos para alunos e/ou de alunos para adultos com o intuito de levar a nossa escola “A Ler+ e melhor”.

Os voluntários de leitura irão promover o prazer de ler, em particular junto de crianças e jovens, dando, generosamente, algum do seu tempo.

Objetivos específicos do Projeto

· Criar hábitos de leitura;

· Promover o contacto com diferentes realidades, despertando a curiosidade sobre o mundo;

· Estimular a curiosidade e o desejo de ler;

· Desenvolver uma relação afetiva com os livros e a leitura;

· Incentivar o gosto pela leitura;

· Criar e desenvolver o hábito de ler por prazer;

· Promover a aquisição de vocabulário;

· Promover o conhecimento da língua;

· Proporcionar o contacto dos alunos com livros que os motivem;

· Aumentar o gosto pela leitura de diferentes géneros e tipologias.

Propostas de atividades a desenvolver

· Leitura a par com uma ou duas crianças, incentivando-as a ler, e conversar sobre o que leem;

· Leitura em voz alta para grupos de crianças, jovens, adultos e idosos, seguida de diálogo sobre os livros;

· Apresentação de livros;

· Apoio à Semana da Leitura e a comemorações diversas;

· Apoio à realização de concursos e jogos de leitura.

Professores Dinamizadores

Cristina Maria Barros, Maria Alexandra Luz e professores do grupo 300

Público-alvo

Alunos do AET

Horário de funcionamento

De acordo com a disponibilidade dos professores e dos alunos envolvidos.

SOBRE

O Projeto Ágora surge da necessidade, desde há muito sentida, de se abrir, na Escola, um espaço/tempo para dar voz aos alunos, acompanhando e estimulando momentos de

experimentação essenciais à aprendizagem, por um lado, e acolhendo a diversidade dos contributos dos alunos na construção de uma escola à sua medida – uma Escola do século XXI. Desde 7 de julho instrumento de operacionalização do Plano 21/23 Escola +, 1.3.10 – A voz dos alunos.

Nas escolas Jácome Ratton, Santa Iria e Gualdim Pais, uma vez por semana, à hora do almoço, os alunos dispõem de um ponto de encontro para a expressão, criação e organização de atividades/eventos, podendo, entre outras coisas:

a) Realizar performances,

b) Fazer improvisações e outros jogos dramáticos,

c) Fazer experiências radiofónicas e musicais,

d) Dar a conhecer os seus trabalhos,

e) Divulgar investigações,

f) Organizar debates e conversas,

g) Questionar saberes estabelecidos,

h) Procurar parcerias ou trazer convidados da comunidade para a escola.

Equipa/Coordenador do Projeto

Shilá Fernandes (coordenadora PCE), António Clemente (artista convidado) e Maria Morais (artista residente/PDPSC – Medida 3)

Público-alvo

Alunos e professores das Escolas Santa Iria, Gualdim Pais, Jácome Ratton e toda a comunidade educativa

Horário de funcionamento

· EBI Santa Iria – 3.ª feira, 12:30 – 14:30;

· EB Gualdim Pais – 5.ª feira, 12:30 – 14:30;

· Escola Secundária Jácome Ratton – 4.ª feira 12:30 – 14:30

Local de funcionamento

· EBI Santa Iria – Sala do Aluno; Sala 77

· EB Gualdim Pais – Biblioteca de Rua ou espaço exterior a definir

· Escola Secundária Jácome Ratton – Átrio de entrada/sala do aluno.

SOBRE

Como deixar que os traumas que sofremos durante a infância não afetem a nossa postura como pais e docentes? Como é possível não repetir os erros da nossa educação com os nossos filhos e os nossos alunos? Estas foram as questões bases que se colocaram quando, a par de todo o trabalho que tem sido desenvolvido no projeto “Missão IntegralMind” que visa capacitar os alunos com ferramentas para desenvolverem habilidades, recursos e consciências evolutivas e holísticas, de forma lúdica, ajudando os a lidar com desafios globais, se sentiu que existe também a necessidade de haver um espaço onde os pais e/ou Encarregados de Educação, possam ter um apoio para os ajudar e apoiar os seus filhos/educandos a superar os desafios do sistema educacional atual. Assim, esta iniciativa, procura envolver as famílias, reconhecendo que tudo o que vivemos na nossa infância impacta forte e diretamente na nossa forma de Educar hoje, como pai e mãe que somos!

O objetivo do projeto “Filhos Sem Manual de Instruções” é dar aos pais e encarregados de educação, ferramentas para que se sintam motivados e capazes de ajudar os seus filhos/educandos para que estes possam desenvolver suas capacidades e potencialidades e possam encontrar o sucesso escolar.

A proposta é que possamos acolher cada pai, cada encarregado de educação, como uma pessoa Especial e Única, ajudando-os a desenvolver aptidões, recursos, potencialidades e consciências evolutivas e holísticas do Ser, encontrando o Sucesso que procuram e aprendendo a serem FELIZES e a realizarem todos os seus Sonhos!

É este o meu papel e de todos os pais e Encarregados de Educação que sintam que podem fazer a diferença na vida dos seus filhos/educandos!

Professor responsável

Elisabette Patrício Antunes

Público-alvo

Encarregados de Educação da Escola EB Gualdim Pais

Horário de funcionamento

As sessões realizam-se à 4.ª feira das 09:30 às 10:20 e das 10:40 às 11:30 na Escola Gualdim Pais por marcação prévia pelo mail elisabette.antunes.420@aetemplarios

SOBRE

O projeto é baseado num novo paradigma educacional, a Pedagogia da Felicidade. Pedagogia que nos propõe que sejamos ação para uma Educação Sustentável. Este é o

primeiro método no Mundo que nos traz Desenvolvimento Pessoal e Profissional para a prossecução do Sucesso dos alunos através do autoconhecimento e do autodesenvolvimento. As sessões são promovidas num ambiente onde os adolescentes decidem utilizar os seus livres arbítrios de forma responsável, para desenvolver aquelas faculdades que vão além da pura tradição e do conhecimento convencional.

Os princípios teórico-práticos que movem a dinamizadora do projeto são o de levar os adolescentes a ajudarem-se e respeitarem-se mutuamente.

Os conceitos de amor, respeito mútuo, ser-se verdadeiro e não programado, união, gratidão, comunicar saudavelmente, ser feliz são despertados em cada um dos alunos através de meditações, pintura de mandalas, dramatização de conto tradicionais orientais, etc. …

Com estas atividades/exercícios, os alunos alcançam uma maior capacidade de atenção e uma redução de ansiedade e aumento na capacidade de se manterem calmos.

Situações como défice de atenção, depressão, stress, ansiedade são gradualmente eliminados, pois através do aumento da consciência dos seus pensamentos e emoções adquirem uma outra capacidade de gestão emocional e mental que lhes permite lidar de outras formas com estas mesmas situações.

Professor responsável

Elisabette Patrício Antunes

Público-alvo

Alunos da Escola EB Gualdim Pais

Horário de funcionamento

As sessões funcionam na EBGP, às 3.ª (na sala de prof.) e às 5.ª feiras (na C14), das 12:40 às 13:30

SOBRE

A razão de ser deste projeto continua assaz pertinente. Os docentes continuam a sentir-se espartilhados entre a planificação, preparação de materiais, lecionação e avaliação. Se em relação aos materiais ditos “em papel”, cada docente possuir um banco de recursos que foi construindo, complementando e consolidando ao longo da sua carreira, o mesmo não acontece com os recursos ditos “digitais.”

Pretende-se que este projeto seja um laboratório de elaboração de recursos digitais para uma avaliação formativa e lúdica das várias skills da língua inglesa. Sem esquecer as novas ferramentas por via de pesquisa, acompanhadas de um breve sumário, para que se escolha o que melhor se adequa aos nossos alunos reais, concretos. Hoje, mais do que nunca, tendo em conta o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Autonomia e Flexibilidade Curricular e o Projeto MAIA, os educadores consideram como extremamente imprescindível ter à sua disposição um banco de recursos, desta vez digitais, que lhes permitam uma gestão do seu tempo com menos stress e que simultaneamente propicie instrumentos de avaliação, essencialmente formativa, em que os discentes tomam conhecimento do que ainda não está consolidado, expondo as suas dúvidas em tempo real e os professores possam resolver essas

dúvidas no momento da própria avaliação formativa. Algo que retira o peso negativo do erro e passa a ser deveras uma oportunidade de aprendizagem, de evolução, de sucesso.

Objetivos específicos do Projeto

· Utilizar a língua inglesa em diferentes situações;

· Atualizar as estratégias de ensinar e aprender;

· Determinar qual a resposta correta entre várias (Reading Skill);

· Compreender um áudio em inglês (Listening Skill);

· Compreender a mensagem e/ou sinónimos de um texto escrito (Reading Skill);

· Usar o vocabulário e suas colocações em contexto (Reading, Accuracy, and Fluency);

· Reescrever frases fazendo uso das estruturas aprendidas e|ou consolidadas (Writing & Grammar).

Descrição do Projeto

Este projeto pretende ser um espaço de preparação, motivação e elaboração de instrumentos, recursos e/ou sites para se alcançar um maior sucesso em Inglês, isto sem menosprezar as diversas skills. Os tempos distribuídos serão dedicados a construir materiais para @s colegas do grupo 330 e, também para @s colegas do grupo 220, produção essa que se deseja atempada e que produza uma diversidade de materiais de apoio. Aproveitar-se-á a “turma” já criada na plataforma Teams, onde se colocou um Padlet referente a tudo o que foi pesquizado e elaborado para assim tod@s termos acesso aos materiais e deles usufruirmos para responder com maior eficiência e eficácia a uma avaliação que se quer cada vez mais eminentemente formativa.

Propostas de atividades a desenvolver

Criação de sites na plataforma Teams onde tod@s @s docentes terão acesso aos links que lhes permitirão analisar e examinar as várias propostas de instrumentos para as várias skills, sem esquecer léxico e itens gramaticais. Produção de recursos digitais: @s docentes podem solicitar com alguma antecedência algo em particular, podendo mesmo dar-se um toque pessoal usando os nomes da turma a que o recurso se dirige. Continuar-se-á a elaborar exercícios Kahoot, Socrative, Liveworksheet, Quizziz, mas também Edpuzzle, sugestões de testes escritos com o apoio da Inteligência Artificial, etc. cobrindo domínios, competências e estruturas essenciais para a obtenção do sucesso nas aprendizagens essenciais ao PASEO. Por último, pesquisar para dar a conhecer sites que nos fazem sugestões, algumas out-of-the-box, ou para nos inteirarmos das últimas tendências pedagógicas, etc.

Professor responsável

Maria José de Oliveira Marques

Público-alvo

Docentes dos grupos 330 e 220, last but not the least our students

Recursos físicos e materiais

Sala com acesso de internet e um portátil

Horário de funcionamento

No horário proposto para o projeto tendo em conta a dinamizadora

SOBRE

Desde o ano letivo 2017-2018, a Escola Secundária Jácome Ratton tem sido selecionada para ser centro de realização de provas de exames de Francês dos níveis A1, A2, B1 e B2 do DELF Scolaire na região, cuja responsabilidade recai no Diretor e na docente coordenadora Isabel do Rosário Baptista. O Centro de Avaliação depende da Alliance Française de Leiria, que destaca docentes de estabelecimentos escolares de Leiria, Ourém e Torres Novas para a Escola Secundária Jácome Ratton, na qual realizam os exames do DELF Scolaire candidatos de várias escolas, nomeadamente de Tomar e Ourém. Foi assinado, em maio de 2023, novo protocolo plurianual internacional com as entidades representantes dos Exames DELF, nomeadamente, o representante da Embaixada de França em Portugal.

Professores Dinamizadores

Isabel do Rosário Baptista

Público-alvo

Alunos do AET

Horário e local de funcionamento e turmas abrangidas:

No 1.º semestre, preparação de materiais a aplicar em sala de aula e seleção de candidatos nas turmas 8.ºA

(nível A1), 9.ºA (nível A2), 9.ºB (nível A2), 11.ºB/E/F (nível B1), 12.ºA (nível B2) da Escola Secundária Jácome Ratton e nas turmas do 9.º ano das Escolas Gualdim Pais e Santa Iria (nível A2). No 2.º semestre, aulas de preparação para os exames no 2.º Semestre na Escola Secundária Jácome Ratton. A lista de alunos inscritos no projeto será divulgada no 2.º semestre após a inscrição nos exames do DELF Scolaire.

SOBRE

Este projeto de Educação Ambiental, sob o lema Emergência Global, Ação Local, nasce da necessidade imprescindível de sensibilizar a Comunidade Educativa para as complexas questões ambientais que afetam o Planeta desde há algumas décadas e que põem em causa a sua sustentabilidade.

A mobilização dos alunos para estas temáticas tornou-se inadiável, pois é, essencialmente, na escola que estes deverão adquirir uma consciência crítica sobre a preservação do Meio Ambiente, como futuros adultos proativos e responsáveis, adotando posturas benéficas ao equilíbrio ambiental e erradicando as atitudes nocivas para esse mesmo equilíbrio.

Objetivos específicos do Projeto

· Sensibilizar os alunos para a importância das Alterações Climáticas, para a importância da reflorestação com Espécies Autóctones, para a importância da Preservação dos Oceanos e para o consumo sustentável da Água, entendida como um bem finito;

· Fomentar o trabalho autónomo, colaborativo/cooperativo e o espírito de equipa;

· Formar cidadãos participativos e responsáveis, com espírito crítico, proativos e criativos, aptos a adotar atitudes e valores de cidadania que respeitem os limites do Planeta, em consonância com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Professor Responsável

Maria de Fátima Barroca

Professores dinamizadores

Maria de Fátima Barroca, BE e todos os interessados

Público-alvo

Comunidade escolar, interdisciplinar e interciclos

funcionamento

Em sala de aula, em articulação com conteúdos programáticos

SOBRE

Pertencemos a uma sociedade consumista que continua a valorizar a aquisição de bens materiais, independentemente das suas necessidades, contribuindo para um aumento, de certa forma incontrolável, da produção de resíduos.

A ausência de atitudes e valores instala-se a cada dia que passa apesar de todos os alertas locais, nacionais e internacionais e de todo um conjunto de alertas motivacionais no sentido da alteração de algumas práticas de sustentabilidade e da prática de comportamentos solidários.

O projeto “TOMAR uma Atitude” continuará a “abraçar” alguma inovação e a incidir no desenvolvimento de atitudes e valores, no desenvolvimento pessoal e no desenvolvimento interpessoal/social. As atividades propostas assentam no desenvolvimento de competências em diferentes domínios, a saber: educação ambiental, educação para o consumo e para a sustentabilidade, educação para a saúde e para a solidariedade, educação matemática e tecnológica.

Este projeto pretende, assim, viabilizar a abordagem de diversos temas e/ou subtemas ao possibilitar a transversalidade de conteúdos temáticos de algumas áreas disciplinares, das quais se destacam: Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais e Matemática.

O propósito principal do projeto “TOMAR uma Atitude” recai sobre as temáticas “sustentabilidade” e “solidariedade”, com a certeza de que pequenas atitudes conscientes ajudam a melhorar a vida do planeta Terra e, consequentemente, a vida de cada ser vivo. Atitudes básicas e simples podem contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente. A reciclagem é uma das respostas. Reciclar significa criar, a partir de resíduos, nova matéria-prima para produzir novos materiais, poupando recursos naturais e energéticos. Há que “ajudar” o ambiente.

Reciclar é reaproveitar…. Reciclar é poupar…. Reciclar é ser solidário…. Reciclar é ser consciente.

E, porque acreditamos na Educação enquanto um meio de transformação pessoal, pretendemos, que os alunos envolvidos adquiram uma atitude coerente com a vida e o meio onde vivem e que interiorizem que a solução para os problemas pessoais, sociais e ambientais pertence a todos, sem qualquer exceção, mas em particular, a eles próprios.

“O aluno tem de ser capaz de produzir o seu próprio conhecimento, refletindo, ter espírito crítico, tornando-se cada vez mais autónomo, preparar-se para ser um indivíduo que possa atuar na sociedade do futuro.” (Figueiredo et al., 2019).

Algumas das atividades irão ser desenvolvidas, à semelhança do ocorrido nos anos letivos anteriores, nas aulas de Ciências Naturais, de Matemática, de Apoio Tutorial Específico e/ou de Apoio ao Estudo (preparação de materiais e orientação de tarefas).

Outras atividades, em parceria com diversas associações e empresas (Junta Solidária – Projeto “Tampinhas pelos Nossos” dinamizado pela junta de freguesia de Tomar, Associação dos Apicultores do Centro, Resitejo, Projeto Green Cork Escolas, entre outras), continuarão a ser direcionadas a todos os elementos da comunidade escolar que pretendam colaborar, das quais se destacam:

– Recolha de tampinhas, rolhas de cortiça, pilhas, …;

– Comemoração do Dia da Árvore;

– Colaboração na 10.ª Semana Cultural do Agrupamento;

– Caminhada solidária;

– Comemoração do Dia do Ambiente.

Professores Responsável

Maria da Graça Martins

Público-alvo

Alunos da Escola Básica Gualdim Pais

funcionamento

Em diferentes espaços físicos tais como sala de aula, polivalente, espaços exteriores à sala de aula e/ou à escola, outros a definir, consoante as atividades a realizar e/ou as condições meteorológicas, bem como os espaços disponíveis existentes na escola Gualdim Pais.